Quem somos

A Rede de Fundos Comunitários da Amazônia é formada por iniciativas criadas e geridas diretamente pelos próprios movimentos sociais da região. Refletindo suas realidades, demandas e formas de organização coletiva. Nosso objetivo é contribuir para a autonomia das organizações e dos territórios, reforçando os mecanismos financeiros que garantem sua sustentabilidade.
Atuantes há mais de três anos, reunimos hoje 9 fundos ativos e contamos com a participação de outros em formação, fortalecendo experiências de financiamento direto nos territórios. Nossa atuação é orientada pelo compromisso de:
  • Fortalecer os fundos comunitários já existentes;
  • Incentivar a criação de novos;
  • Compartilhar saberes, recursos e boas práticas;
  • Construir uma plataforma comum de incidência.
A Rede de Fundos Comunitários da Amazônia, formada por povos indígenas, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares e comunidades tradicionais, é uma aliança autônoma que vivencia diretamente os efeitos da crise climática e atua como guardiã histórica da sociobiodiversidade e do equilíbrio climático global. A Rede reivindica sua importância estratégica, garantindo participação efetiva, financiamento direto e adequado, e respeito às formas próprias de governança e conhecimento tradicional. Defende que seus territórios e práticas sejam centrais nas decisões climáticas, pois são fundamentais para conter o colapso ambiental, fortalecer economias sustentáveis e construir soluções reais frente às mudanças climáticas.

Nossa visão em comum

  • O financiamento climático deve priorizar apoio direto aos povos da floresta.
  • Governos, cooperação internacional e filantropia precisam garantir recursos aos fundos comunitários, respeitando seus princípios e procedimentos.
  • As exigências administrativas e financeiras dos doadores devem se adequar à realidade local.
  • Custos das organizações e de seus mecanismos devem ser reconhecidos como investimentos.
  • O apoio às comunidades deve ocorrer independentemente da regularização de seus territórios.

Princípios e valores

Missão

Fortalecer a atuação conjunta dos fundos comunitários de base territorial na luta por autonomia, justiça social e bem viver.

Valores

  1. União: Compromisso com a colaboração e coesão entre os fundos, promovendo a força da união.
  2. Solidariedade: Apoio mútuo e engajamento solidário para fortalecer os vínculos entre os fundos comunitários.
  3. Confiança: Construção de relações baseadas na confiança, transparência e responsabilidade compartilhada.
  4. Diversidade: Reconhecimento e valorização das diferentes perspectivas e experiências dos fundos na Rede.
  5. Diálogo: Promoção de um espaço aberto e contínuo para a troca de ideias, aprendizado conjunto e construção de consenso.